3 de setembro de 2009

História

A fim de colmatar uma deficiência existente na região da Beira Alta, em Março de 2009, reuniu-se um grupo inicial de 19 criadores de aves do concelho de Tondela mostrou a intenção de criar um Clube Ornitológico que reunisse os ornitólogos dessa região, em prol da divulgação e desenvolvimento da actividade.

Nesta reunião, sugeriram-se alguns nomes e rapidamente por consenso ao Clube Ornitológico de Tondela.

Pensou-se também numa Insígnia, no Logótipo, na sua estrutura, cor, e objectivo.

Foi adoptado o Verde em representação dos Psitacideos, o Amarelo em representação dos Canários, opostos na Insígnia nas mesmas cores verticais e paralelas.

Igualmente uma arvore, como que abraçando as cores e símbolo para todas as aves e, de protecção dos valores onde o COT se faz nascer.



A primeira acção organizada por a que viria a ser a comissão instaladora do COT, foi a primeira mostra de aves, inserida nas festas da cidade de Tondela – FICTON, realizada em Setembro de 2009.

Em resultado do enorme sucesso que foi este evento, foi decidido por estes 19 criadores levar avante a intenção anteriormente demonstrada: a formação de um clube ornitológico. Estava assim colocada a primeira pedra nesta obra.

Esta dinâmica equipa não cruzou os braços e logo em Outubro de 2009 foi formalmente criado o COT – Clube Ornitológico de Tondela.

Assim nasceu o COT. Um clube que pretende reunir os criadores da Beira Interior, e não só.

Neste momento, com pouco mais de um ano tem já cem associados e francas perspectivas de crescimento.

Neste parco ano de existência tem-se evidenciado pelas várias actividades e conquistas realizadas, nomeadamente:

- Inscreveu-se como membro oficial da FONP – Federação Ornitológica do Norte de Portugal, o que permitiu que ainda em 2010 fossem anilhadas aves com a anilha do Clube (TON);

- Editou e distribuiu a revista trimestral denominada “O Canto do Passarinho” que vai já no quarto número;

- Foi-lhe concedida uma sede, sita numa sala duma antiga escola primária, através de protocolo celebrado com o Município de Tondela.

- Organizou (e continuará a organizar) diversas feiras do passarinho, no último domingo de cada 0ês, o que permitiu ajudar os sócios a promover e vender as suas aves, além de dinamizar um local da cidade que apesar de muito agradável era pouco frequentado (mercado velho).

- Adquiriu o próprio material de exposição, tal como gaiolas, expositores, cavaletes, lagos para aves aquáticas, bebedouros, comedouros, etc.

- Relativamente à promoção da actividade ornitológica junto das populações, organizou duas mostras de aves, juntamente com a FICTON – Feira Industrial e Comercial de Tondela, que tiveram a visita de largos milhares de pessoas.

Por fim em Novembro de 2010, organizou a sua primeira exposição de aves: A Primeira Exposição Ibérica de Aves.

COT - Novembro de 2010

Junte-se a Nós - Faça-se Sócio